SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA ERA DO TRABALHO REMOTO

 

Segurança da Informação na era do trabalho remoto

Levantamento do instituto americano Gallup mostra que os funcionários que adotam parcialmente o home office dedicam mais horas ao trabalho – 4 horas semanais a mais do que quem cumpre jornada no escritório – e relatam índices maiores de engajamento e satisfação.

Agora no Brasil, essa modalidade pode ganhar ainda mais força, já que no final de 2017, por meio da reforma trabalhista, o home office ganhou uma regulamentação específica. Porém, trabalhar de casa, como qualquer outra situação de trabalho remoto, ajuda a aumentar riscos e vulnerabilidades e, com isso, cresce também a demanda por segurança. Eis um desafio contínuo para as equipes de TI.

 

Quais os riscos?

O funcionário que usa computador portátil está propenso a enviar dados confidenciais por e-mail ou mensagens instantâneas. Uma pesquisa da Trend Micro, feita nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão, mostra que 58% dos usuários de laptops com acesso fora da rede da empresa dizem que enviam dados confidenciais por e-mail; apenas 42% dos usuários conectados pela rede da empresa afirmaram ter feito o mesmo.

As ameaças web aumentaram 540% entre janeiro de 2005 e janeiro de 2007 e as ameaças digitais saltaram 163% entre dezembro de 2005 e novembro de 2006, segundo estudo da Trend Micro sobre a percepção e experiências dos usuários finais corporativos em relação à segurança.

O estudo aponta também que 77% dos trabalhadores remotos norte-americanos receberam spams, contra 68% dos que usam a rede corporativa. Os números de recebimento de ataques de phishing foram 41% para trabalhadores remotos e 31% para usuários de desktop na empresa.

Esses profissionais do trabalho remoto podem estar usando conexões menos seguras da internet, não necessariamente se conectando a uma rede privada virtual corporativa (VPN).

 

Quais os benefícios do bom gerenciamento?

O gerenciamento efetivo de endpoints é essencial para proteger toda a organização, independentemente de onde o endpoint está localizado ou como ele está conectado.

Administrar endpoints significa realizar inventários, implantar novos aplicativos e patches, monitorar e gerenciar dispositivos, entre outros. Quanto mais uma empresa cresce, mais endpoints precisam ser gerenciados.

 

Leia também:

Clique aqui e saiba como melhorar sua gestão de endpoints 

 

Fontes: Trend Micro/ ITF365/ Computerworld

Deixe um comentário